25/04/2010

Somos Todos Corruptíveis


     A faculdade de se deixar corromper no sentido mais amplo do termo é uma particularidade da espécie humana em geral; mais ainda, as relações entre os homens só são possíveis porque somos todos corruptíveis em maior ou menor grau.   Cada vez que dependemos do amor, da benevolência, da simpatia ou simplesmente da delicadeza, estamos já no fundo corrompidos, e o nosso juízo nunca é, por isso, verdadeiramente objetivo; e ele é-o tanto menos quanto nos esforçamos por permanecer incorruptíveis.

A corruptibilidade está longe de se limitar à estrita relação de pessoa a pessoa; uma obra, uma ação, um gesto pode lisonjear-nos confirmando o nosso amor próprio, as nossas opiniões ou a nossa impressão sobre o mundo.   É apenas quando utilizamos conscientemente a corruptibilidade dos outros para nossa vantagem pessoal ou em detrimento de um terceiro, que ela é um mal, mas a falta é então mais nossa do que daquele cuja corruptibilidade nos beneficia.

Arthur Schnitzler, in 'Relações e Solidão'

2 comentários:

  1. A CORRUPÇÃO É UMA ARTE QUE, COM MAIS OU MENOS APTIDÃO, MUITOS A PRATICAM. eU GOSTO DE aRTE MAS NÃO DA CORRUPÇÃO QUE NÃO É A FILOSOFIA DA MINHA VIDA. DISCORDO, PORTANTO, DO SENHOR SCNITZLER. SERÁ QUE EXPRESSA O SEU PONTO DE VISTA COM O PRAZER DA EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA A PRATICAR TAL ARTE?

    NINGUÉM (JORGE MANUEL BRASIL MESQUITA)
    26/04/2010 - 14H29 - BIBLIOTECA NACIONAL

    ETPLURIBUSEPITAPHIUS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Ser ou não ser corruptível? Dada a fragilidade do caráter humano, a sua tendência nata à deformação, concordo com algumas idéias de Arthur Schnitzler. A corrupção, em todas as suas formas, é detestável, mas ao ler esse texto recordei fatos passados em que me reconheci tanto como na figura de corruptor como de corruptível. Mas eu diria, tudo de forma inconsciente, portanto, ingênua e inocente. Coisas que evidentemente não se aplicam à corrupção política.

    ResponderExcluir